sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Governo assina acordo para acessar fundos de investimentos da União Europeia

Por Agência Amapá

Durante o segundo e último dia de trabalhos na 9ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França, o Governo do Amapá oficializou a adesão a uma proposta em conjunto com a Guiana Francesa para acessar fundos de investimentos europeus. O evento foi realizado pelo Executivo amapaense, em parceria com o Sebrae, que sediou o encontro em Macapá, nos dias 7 e 8. O objetivo é financiar projetos que vão preparar toda a estrutura da região de fronteira para os impactos previstos com a abertura da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque.


De acordo com o prefeito da Guiana Francesa, Eric Sptiz, um pré-plano para desenvolvimento econômico da região fronteiriça, denominado Programa de Cooperação Integrado Amazônia 2014-2020, já está em análise pela União Europeia. O projeto visa acessar €$ 24 milhões (aproximadamente R$ 72 milhões) para investimentos em quatro eixos: Transporte, Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, Resolução de Problemas Sanitários e Sociais, e Fomento a Pequenas Empresas.


Spitz garantiu que o acordo assinado nesta quinta-feira, 8, não compromete financeiramente nenhuma das partes e é destinado, apenas, a oficializar o interesse em acessar os fundos de financiamentos. Posteriormente, o projeto deve ser apresentado e submetido à aprovação da União Europeia.

"Nós queremos acessar esses recursos europeus, mas precisamos pactuar o que seja bom para os dois lados, o que contribua para o desenvolvimento econômico e social da região. Vamos oficializar o interesse, sem comprometimento financeiro, e depois teremos um prazo para elaborar esses projetos e efetivar o acesso aos recursos", ressaltou o governador Waldez Góes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário