quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Pesquisa de campo no Centro de Cooperação Policial – CCP na Guiana Francesa

Por Mônica Costa



No dia 25 de novembro de 2015, o OLF esteve no Centro de Cooperação Policial em Saint Georges, na Guiana Francesa para pesquisa de campo - aprimoramento do projeto de pós-graduação – e com a finalidade de estudar a comunicação interfronteiriça e analisar o impacto do conhecimento da Língua Francesa, entrevistas foram gravadas com representantes da  Polícia Federal do Brasil e Gendarmerie Nacional da França, no CCP.  


A pesquisa contou com o apoio do delegado da Polícia Federal, Edgard Resende e o delegado da Polícia Civil, Charles Corrêa.


Centro de Cooperação Policial – CCP (DecretoNº 8.344/2014)


O Centro de Cooperação Policial (CCP) foi instituído pela República Federativa do Brasil e a República Francesa, que consolidaram o Protocolo Adicional ao Acordo de Parceria e Cooperação em Brasília, no dia 7 de setembro de 2009. 

Aprovado em 2011 pelo Congresso Nacional, a criação do CCP objetiva definir um quadro institucional entre o Brasil e França para as trocas de experiências e informações, bem como para a cooperação técnica entre os serviços de polícia do Estado do Amapá e da Guiana Francesa.

Decreto de número 8.344, que entrou em vigor dia 13 de Novembro de 2014, nos territórios  fronteiriços policiais brasileiros e franceses previnem e combatem os atos ilícitos cometidos.

Com informações do Planalto.gov.br 

Fotos Mônica Costa 

















Um comentário: