sexta-feira, 26 de junho de 2015

Comissão de Relações Exteriores receberá delegação da Guiana Francesa




Autoridades estarão reunidas na próxima segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa do Amapá durante a sessão, para discutir a aproximação das nações Brasil-França. A comitiva liderada pelo presidente da Região da Guyane, Rodolphe Alexander, participará de uma extensa agenda de reuniões com o governador do Estado, Waldez Góes, prefeito de Macapá, Clécio Luiz e representantes da Policia Federal, Receita Federal, IBAMA, INCRA, SEMA, SEBRAE, FECOMERCIO, IMAP, IEF e ACIA, onde discutirá sobre Amazônia, eleição da Câmara Única e a realização do II Encontro Internacional Transfronteiriço que acontecerá em Macapá no mês de novembro deste ano.

Além das reuniões a comitiva participará de visitas técnicas a vários pontos turísticos da capital, incluindo o Parque Zoobotanico, que foi tema de uma audiência publica na Assembleia Legislativa.

O tema foi discutido na sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado, na tarde desta quarta-feira (24), presidida pelo deputado Paulo Lemos (PSOL). “Esse é um importante momento que estamos vivendo, principalmente com a abertura da ponte binacional sobre o rio Oiapoque que liga o Amapá a Guiana”, destacou o deputado Paulo Lemos.

Para o deputado Pastor Oliveira (PRB), a visita da comitiva projetará o futuro dos povos, com vistas ao aproveitamento dos interesses entre os governos do Brasil e da  França. O deputado Ericlaudio Alencar (PBR), destacou o trabalho iniciado pelo então deputado Paulo José, que presidiu a comissão que estreitou a relação Brasil-França, via Amapá-Guiana. “Esta é uma ótima oportunidade para se levar ao conhecimento das autoridades francesas, a posição do Estado do Amapá”, frisou o deputado Ericlaudio Alencar, destacando o tratamento desigual concedido aos brasileiros que migram para a Guiana Francesa a procura de trabalho.  “Este assunto será um dos itens que estarei colocando na pauta da reunião com o governador do Estado, no dia de hoje”, garante.

O deputado Charles Marques (PSDC), destacou o acordo transfronteiriço assinado entre o Brasil e França, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que proíbe a extração de minérios na faixa de 150 quilômetros.

Na avaliação do deputado Charles Marques parte dos brasileiros que migram para a Guiana Francesa, vão em busca de emprego na construção civil e vivem o sonho de um eldorado falso. “Precisamos organizar a mão de obra brasileira para que ela possa entrar em terras francesas com documentos e não caia nas mãos da policia local, porque seus familiares estão esperando no Brasil”, sugeriu o deputado.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Direção – Cleber Barbosa |  Texto: Everlando Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário