quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ministério Público do Amapá reúne população e órgãos para Audiência Pública em Oiapoque



 Portal de Notícias  do Ministério Público do Estado do Amapá

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Oiapoque, promoveu, uma Audiência Pública para debater as dificuldades que atingem os moradores daquele município, no extremo norte do Estado. Fornecimento de energia elétrica e as condições da BR-156, no trecho Calçoene- Oiapoque, foram os principais temas da audiência, que ocorreu na Igreja Assembleia de Deus, Centro da cidade.População convidada para a Audiência Pública

Foram convidados os representantes de Associações locais, da Secretaria de Transportes do Amapá (SETRAP), Eletronorte, Eletrobrás, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além dos governos federal e estadual, deputados estaduais, federais, senadores da República e vereadores de Oiapoque, porém, nenhum parlamentar estadual ou federal compareceu ao evento.

PGJ Roberto Alvares acompanhando os trabalhos de recuperação de ponte de madeiraAntes de participar da Audiência Pública, o procurador-geral de Justiça do MP-AP, Roberto Alvares, percorreu de carro a BR-156, entre Macapá e Oiapoque. No trecho crítico, o PGJ acompanhou o sofrimento dos motoristas em atoleiros e pontes quebradas. “Temos que deixar o gabinete para sentir na pele o que essas pessoas passam, frequentemente. Precisamos garantir o direito constitucional do cidadão de ir e vir. A população deve cobrar do poder público, inclusive de mim, como procurador-geral de Justiça”, concluiu.População acompanhando Audiência Pública promovida pelo MP-AP

A Audiência Pública teve intensa participação da comunidade, composta por uma plateia de, aproximadamente, 300 pessoas, que puderam se manifestar com perguntas e críticas aos órgãos convidados.

Universitária Cláudia Neveu“Acreditamos no Ministério Público do Amapá, pois, se nós perdermos essa força, todos iremos para o fundo. Estamos cansados de apenas ouvir discursos e queremos a solução dos nossos problemas, senão, vamos voltar a fazer protestos”, disse a universitária Cláudia Neveu.

O estudante Francisco Moisés lamentou a ausência dos parlamentares estaduais e federais. “Infelizmente, nenhum deputado aquiUniversitário Francisco Moisés presente. Eles só aparecem nas eleições para pedir votos, agora, para ajudar, viram as costas para o povo de Oiapoque”, reclamou.

Os questionamentos foram direcionados também para o superintendente do DNIT, Fábio Vilarino, para o secretário da SETRAP, Odival Monterrozo Leite, para o diretor regional da Eletronorte, Marco da Silva Drago, e Luiz Eugênio, diretor da CEA, que participaram respondendo às perguntas e, ainda, fizeram balanços da atual situação dos problemas apresentados.

“Trabalho há mais de 20 anos na CEA e é a primeira fez que participo de uma audiência pública como esta, em que podemos explicar, esclarecer tudo de forma transparente. Parabéns ao Ministério Público do Amapá”, ressaltou o diretor da CEA, Luiz Eugênio.

PGJ Roberto Alvares, promotora de Justiça, Neuza Barbosa e convidados“Vamos agilizar o processo de licitação dos Lotes 02 e 03 da BR 156-Norte, em razão dos inúmeros prejuízos irreparáveis que a população do Oiapoque está sofrendo. A licitação será realizada ainda este ano. Estimamos o prazo até 2017 para conclusão do asfaltamento”, informou o superintendente do DNIT, Fábio Vilarino.Aproximadamente 300 pessoas acompanharam a Audiência Pública

“Iremos acertar com a empresa Etecon, responsável pela manutenção da BR, para que inicie imediatamente a manutenção dos Lotes 02 e 03, conforme estabelecidos no Contrato, e iremos intensificar as fiscalizações das obras”, disse Odival Monterrozo, secretário da SETRAP.

Ficou definido, ainda, que a CEA manterá o nível do óleo fornecido, conforme estabelecido em contrato, para que não haja racionamento e interrupções do serviço de energia elétrica, no município de Oiapoque.

Promotora de Justiça de Oiapoque Neuza BarbosaA titular da Promotoria de Justiça de Oiapoque, promotora de Justiça Neuza Rodrigues, avaliou como positiva a Audiência Pública. “Extremamente positiva a audiência pública. A população de Oiapoque necessita e merece que os representantes dos órgãos expliquem quais providências estão sendo tomadas em relação ao fornecimento de energia elétrica e pavimentação da BR-156, e que os gestores escutem os anseios da comunidade e apresentem as ações que serão executadas na solução de graves problemas. Parabéns à população, principalmente, por ter participado intensamente”, destacou Neuza Rodrigues.PGJ Roberto Alvares durante pronunciamento

“Nós queremos viver a mesma dor, pois ela não é somente do município, mas também é nossa. É importante resgatar o sentimento de solidariedade, de irmandade e de humanidade. Quando nós nos dispomos a estar aqui é com efetividade e com eficiência, e não somente para falar. Estamos aqui para servir”, finalizou o procurador-geral de Justiça, Roberto Alvares.

Participaram, ainda, da audiência pública o prefeito de Oiapoque, Miguel Caetano de Almeida, presidente da Câmara de Vereadores de Oiapoque, Angelina Neta dos Santos Ribeiro, a secretária Adjunta da Secretaria estadual de Inclusão e Mobilização Social, Patrícia Silva, delegada da Polícia Federal, Lauren Cristina Costa, superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Balieiro, e o diretor da empresa ETECON, Glauco Cei. O evento ocorreu no último sábado (27).

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478

Nenhum comentário:

Postar um comentário