quinta-feira, 17 de setembro de 2015

2ª Edição da Semana de Saúde na Fronteira volta ações para o combate às DSTs e tuberculose


Um mutirão de serviços de saúde será ofertado à população franco-brasileira de 21 a 25 de setembro durante a Semana de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose na Fronteira. É a segunda etapa da ação "Saúde na Fronteira", do Governo do Estado do Amapá (GEA) em parceria com a Agência Regional de Saúde (ARS), no município Oiapoque e na cidade de Saint Georges, na Guiana Francesa.

Além de fortalecer a cooperação entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa, a ação visa, por meio de ofertas de serviços de saúde, palestras educativas e oficinas de atualização para profissionais da saúde, sensibilizar a população, principalmente os jovens e a população exposta, quanto à importância do sexo seguro, com uso de preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis e reduzir os altos índices da região.

As ações de saúde, principalmente de educação em saúde, serão direcionadas à prevenção e combate às principais endemias de transmissão sexual presentes na fronteira franco-brasielira, como disse a secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa. "A região apresenta problemas de saúde típicos de áreas de fronteira. É importante que os governos continuem pactuando ações como esta para o controle e a prevenção, na luta contra o avanço das DSTs", explicou.

Durante a ação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibilizará cerca de dois mil testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite, e exames de baciloscopia de escarro para detecção de tuberculose. Os testes e exames serão ofertados à população de Oiapoque incluindo os distritos de Clevelândia do Norte, Vila Brasil, Ilha Bela, Vila Vitória, além das aldeias indígenas de Camopi, Kumarumã e cidade de Saint Georges.

São parceiros do GEA e da Guiana Francesa nesta ação a Prefeitura Municipal de Oiapoque, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), Exército Brasileiro, além de duas organizações não-governamentais de combate a doenças sexualmente transmissíveis da Guiana Francesa.


Semana de Saúde na Fronteira

A Semana de Saúde na Fronteira é resultado de um termo de cooperação na área da saúde acordado entre o GEA e a Guiana Francesa durante reunião da Comissão Mista Transfronteiriça. A pactuação prevê a execução de duas ações por ano de prevenção e combate às principais endemias que atingem a região franco-brasileira no extremo norte do Estado. No início de junho aconteceu a primeira edição com o tema "Semana de Prevenção de Transmissão Vetorial na Fronteira", para o controle de vetores transmissores de dengue, malária, chikungunya e leishmaniose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário