segunda-feira, 7 de setembro de 2015

GEA organiza segunda etapa da ação Saúde na Fronteira

Fonte: Agência Amapá
Governo do Estado do Amapá prepara a segunda etapa da ação Saúde na Fronteira, com a realização da Semana de Prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis na Fronteira Franco-Brasileira. O evento é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) e está previsto para acontecer de 21 a 25 de setembro no município de Oiapoque e na cidade de Saint Georges, na Guiana Francesa.

O principal objetivo dos dois governos é a troca de experiência e intensificar as ações de combate e prevenção as doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, sífilis e hepatites virais, que acometem a população da fronteira.

"Sabemos que as regiões de fronteira e de garimpo são endêmicas para doenças sexualmente transmissíveis, neste sentido a programação vai envolver ações de grande impacto de busca ativa e educativa", disse a secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa.

As ações serão diferenciadas e direcionadas para cada tipo de público – jovem, adulto, idoso, população indígena, entre outros. A estratégia, segundo a Sesa, é usar uma linguagem de acordo com cada público para que a informação chegue até as pessoas e elas consigam compreender a seriedade do assunto, a importância da prevenção.

Além das ações de saúde, o governo do Estado vai aproveitar a estrutura para levar até a população de Oiapoque uma série de serviços que serão ofertados durante a semana da Saúde na Fronteira. "Toda vez que planejamos alguma ação específica de determinada área do governo, buscamos envolver outros serviços", enfatizou Alcir Matos, secretário de Desenvolvimento das Cidades.

O Sistema Integrado do Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) realizará ações de cidadania com emissão de carteira de identidade, de trabalho e do SUS.

Os Institutos de Floresta e do Meio Ambiente e de Ordenamento juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente realizarão audiências públicas para dar solução ao problema do lixo, que também são questões que envolvem a área da saúde como o aterro sanitário e o cemitério da cidade.Também estarão envolvidas na ação as secretarias Estadual de Inclusão e Mobilização Social, da Mulher, Extraordinária de Povos Indígenas, Defesa Civil e Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário