quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ueap, Embaixada da França e Unifap planejam construir escola de idiomas universitária

Por Diego Diniz, da Agência Amapá de Notícias 

No encontro, Ueap sugeriu a vinda de professores acadêmicos da Guiana Francesa para atuar na construção de uma escola de idiomas universitária no Estado do Amapá.

O XX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, encontro bienal que acontece pela primeira vez no Amapá, possibilitou uma parceria construtiva entre a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e instituições educacionais de países de língua francesa.

O acordo foi firmado em encontro ocorrido na Reitoria da Ueap nesta terça-feira, 22, entre a equipe de pró-reitores e o reitor da Ueap, Perseu Aparício, o pró-reitor de relações institucionais da Unifap, Paulo Gustavo Correia, e as representantes da Embaixada da França no Brasil, Claire Loyal e Catherine Pétillon.

Nesta conversa inicial, a Ueap sugeriu a vinda de professores acadêmicos da Guiana Francesa para atuar na construção de uma escola de idiomas universitária no Estado do Amapá. "Queremos trazer professores para auxiliar em nossas graduações em línguas, então visualizamos duas possibilidades disso ocorrer: com a relação direta com a Guiana, ou por meio do doutorado, que seria um tipo de associação mais longa entre o professor e a instituição", explicou o reitor Perseu Aparício.

Paulo Gustavo Correia, da Unifap, também mostrou interesse em construir uma escola de idiomas. Com essa confluência de interesses, as duas IES planejam reunir esforços para a implementação do projeto.

A assessora para assuntos educacionais da Embaixada Francesa, Dra. Catherine Pétillon, fará uma articulação entre professores franceses que já atuam na Amazônia para cedê-los às universidades amapaenses, dando início ao processo de internacionalização das instituições de ensino superior do Amapá, quesito educacional considerado nulo no Estado em avaliação feita pelo Instituto Datafolha.

Sendo o Amapá a única fronteira brasileira com uma região de língua francesa, a relação Amapá- Guiana Francesa ganha destaque. É nesse contexto que o XX Congresso tem como tema "Unis Dans La Diversité: le Français Langue Frontière" e coloca em discussão diversas questões pertinentes ao ensino/aprendizagem da Língua Francesa no Brasil, particularmente no Amapá.

Durante os três dias do evento estão ocorrendo conferências, videoconferências, mesas redondas, relatos de experiência, minicursos e apresentação de posters com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional no campo da Linguística Aplicada, da Didática das Línguas, da Política Linguística Educativa, da Literatura e da Tradução.

"Esta será, certamente, uma oportunidade ímpar para estudantes, professores e amantes da língua francesa de aperfeiçoar suas práticas, conhecer novas perspectivas de ensino e de renovar ou transformar suas convicções teórico-metodológicas", afirmou a coordenadora do curso de Letras da Ueap, Kelly Day.

Nenhum comentário:

Postar um comentário