quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Em Oiapoque, militares e civis recebem treinamento sobre atendimento pré-hospitalar

Roberto Neri, da Redação da Agência Amapá

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá está realizando no município de Oiapoque, através do Programa de Capacitação Continuada, o estágio em atendimento pré-hospitalar para militares e civis. O curso, que é dividido em duas etapas, começou na segunda-feira, 14, e se estende até o dia 19. A coordenação do estágio disponibilizou cinco vagas para bombeiros da Guiana Francesa.

A primeira etapa do estágio acontece no período de 14 a 16 de setembro, nos turnos da manhã e tarde. A segunda etapa vai de 17 a 19, no mesmo horário. O programa conta com duas turmas de 20 participantes cada, sendo que a participação de bombeiros da Guiana Francesa foi acordada nas reuniões da Comissão Transfronteiriça. Para civis, foram alocadas duas vagas para técnicos que trabalham na área da saúde do município de Oiapoque.

O atendimento pré-hospitalar envolve todas as ações que ocorrem antes da chegada do paciente ao ambiente hospitalar. É o atendimento emergencial fora do hospital que visa a estabilização clínica do paciente.

O alvo desse tipo de atendimento são as vítimas de trauma como, acidentes de trânsito, industrial e aéreo. Também entram nessa lista pessoas vítimas de violência urbana como, tentativa de homicídio ou de suicídio, além de problemas cardiológicos, neurológicos e psiquiátricos.

O transporte e a chegada precoce ao hospital são fundamentais para que a vítima chegue com chances de sobrevivência. Daí a importância da capacitação que vai contribuir para um atendimento prévio que garanta as mínimas chances para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário